A Canonical anunciou na quinta-feira (26) que o Ubuntu Pro, seu serviço que expande as atualizações de segurança de versões LTS (Long-Term Support) do Ubuntu, está finalmente disponível para todos os clientes. Entre os benefícios, o destaque fica para a ampliação do suporte técnico de cinco anos para dez anos.
A assinatura oferece patches mais ágeis para vulnerabilidades críticas do sistema operacional baseado em Linux, e suporte técnico para mais de 23 mil pacotes de software com código-fonte aberto e cadeias de ferramentas além do sistema operacional em si, permitindo um suporte mais amplo para desenvolvedores e estabilidade para servidores.
Segundo a empresa, as aplicações de desenvolvedor que serão contempladas pelo serviço incluem Ansible, Apache Tomcat e Zookeeper, Docker, Nagios, Node.js, phpMyAdmin, PowerDNS, Python, Rust, WordPress e muito mais, garantindo mais confiabilidade e agilidade na correção de brechas de segurança catalogadas sob o CVE.
O Ubuntu Pro dá acesso a pacotes criptográficos certificados pelo FIPS — Federal Information Processing Standards, padrão de segurança para agências governamentais —, além de ser uma alternativa para as organizações que operam sob as especificações de outros regimes de conformidade, como FedRAMP, HIPAA e PCI-DSS.
Várias empresas renomadas do ramo já estão utilizando o serviço, como Google e NVIDIA. A Canonical afirma que, desde o início da fase beta em outubro de 2022, “dezenas de milhares de usuários do Ubuntu” contrataram o serviço.
Com a ampliação em seu tempo de suporte, assinantes podem aumentar o tempo de vida útil de suas aplicações sem a necessidade de atualizar o sistema operacional — processo que, não raramente, gera problemas de compatibilidade de software.
O Ubuntu Pro está disponível gratuitamente para uso pessoal e pequenas empresas com limite de 5 máquinas. Os membros da comunidade oficial do sistema operacional terão um benefício exclusivo que permitirá utilizar o Ubuntu Pro em até 50 máquinas — basta se registrar utilizando a conta Ubuntu One.
Para uso padrão com mais máquinas e redes mais complexas, a assinatura pode ser adquirida no site da Canonical por US$ 25/ano por workstation ou US$ 500/ano por servidor. O serviço pode ser experimentado gratuitamente por 30 dias, e é elegível somente para computadores que executam o Ubuntu 16.04 LTS ou versões posteriores.
Fonte: https://www.tudocelular.com/seguranca/noticias/n201618/ubuntu-pro-servico-assinatura-seguranca-suporte.html