Gramobras

LINUX MINT RENOVARÁ O VISUAL, ENQUANTO UBUNTU E FEDORA SE MANTÊM CONSERVADORES!

Hoje comentaremos as nossas opiniões sobre os lançamentos do Ubuntu 23.04, Fedora 38, sobre o que o Linux Mint deve apresentar no próximo lançamento e os avanços no desenvolvimento da interface COSMIC do Pop!_OS pela System76.

Novidades do Ubuntu 23.04 e do Fedora 38

Tanto o Ubuntu 23.04 quanto o Fedora 38 são lançamentos com novidades parecidas, os dois trouxeram o GNOME 44, atualizações de pacote, do kernel e de drivers, coisas padrão de atualizações de sistema. O Ubuntu 23.04 não é uma versão LTS, portanto seu suporte dura apenas 9 meses, ele trouxe um novo instalador feito em Flutter, deixando o Ubiquity para trás depois de mais de uma década de uso.

O novo instalador está bonito, traz as mesmas capacidades do anterior, a primeira página apresenta um círculo com o wallpaper do novo Ubuntu, um design que lembra o instalador do macOS, ele tem alguns slides novos, com informações diferentes, além da opção de escolher usar o modo claro ou escuro, algo talvez fosse mais adequado aparecer na primeira inicialização do sistema, após a instalação. A nova Snap Store, também feita em Flutter, ainda não chegou no Ubuntu 23.04.

Já o Fedora 38 mantém o mesmo visual, com o GNOME padrão e parece que a principal mudança é a opção de habilitar repositórios de terceiros nas opções do sistema, que são exibidas na primeira inicialização após a instalação, dessa forma, além de habilitar o repositório RPM Fusion, que contém os drivers da NVIDIA, a Steam, o Chrome, entre outros aplicativos interessantes, faz o mesmo com o repositório completo do Flathub, dessa forma, tudo isso fica disponível diretamente na loja de aplicativos do sistema com apenas um clique. Nas opções da GNOME Software, você ainda pode ajustar exatamente quais repositórios quer que apareça. 

O Fedora é um projeto gigante, também houveram outras mudanças, como a adição de novas spins, como o Budgie Desktop e o SWAY, que são como as Ubuntu flavors, mas do Fedora. Os desenvolvedores do Fedora anunciaram que também estão trabalhando em um novo instalador para o sistema, realmente isso é uma necessidade, pois o que ainda é utilizado não é muito amigável.

COSMIC DE

Não temos tantas novidades a respeito da nova interface COSMIC, que está sendo feita para o Pop!_OS, quanto da última vez, mas o pessoal da System76 lançou uma nova postagem com o que tem sido feito no último mês, com detalhes técnicos e algumas informações sobre como está ficando o launcher do sistema, que parece condizente com o restante do trabalho, ele perdeu a tonalidade amarela, tem cantos arredondados e um posicionamento mais perto da parte superior da tela.

O que está por vir no Linux Mint?

relatório mensal sobre o que tem sido feito no Linux Mint, trouxe novidades interessantes. Provavelmente ainda vai demorar um pouco para o Linux Mint 21.2 lançar, geralmente isto ocorre em maio ou junho, neste mês os desenvolvedores trabalharam no aprimoramento do design da interface.

No próximo lançamento, o novo tema de ícones perderá as faixas que foram adicionadas no Linux Mint 21.1, pois elas não cumpriam bem sua função de diferenciar a utilidade dos diretórios por cores e provavelmente as coisas voltarão a funcionar como antes. Para tentar manter a coesão entre os diferentes temas, o Linux Mint adotará ícones simbólicos, imagens vetoriais que mudam de cor conforme o tema, para manter o contraste adequado. Em situações onde eles não se adequam, serão utilizados os ícones do Adwaita.

A interface Cinnamon deverá receber um novo menu chamado “Styles”, onde é possível escolher o estilo do sistema, com opções de tema claro, escuro ou mesclado, além de poder personalizar o tema do menu GTK do sistema em um menu compacto. O Linux Mint usa muitas coisas do Ubuntu, inclusive o instalador, será que ele usará o novo instalador do Ubuntu na próxima versão?

Agora, entre os patrocinadores do Linux Mint, temos o HamoniKR, uma distro coreana que já analisamos. Veja o nosso vídeo sobre isso e entenda o por quê! 

Assista ao vídeo deste artigo até o final para saber mais a fundo sobre estas novidades e a nossa opinião sobre cada uma delas e dê a sua opinião na sessão de comentários, dessa forma, você interage com a comunidade do fórum Diolinux Plus!

Fonte: https://diolinux.com.br/video/linux-mint-renovado-ubuntu-fedora-nao.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *